Close Menu
Revista Carros
  • Home
  • Notícias
  • Automóveis
  • Tecnologia
  • Marcas
  • Sobre Nós
Veja Também

Os bastidores de uma gestão financeira inovadora e multissetorial no Brasil

16 de maio de 2025

O diálogo entre cinema, fotografia e pintura em espaços expositivos

12 de maio de 2025

Descubra como a consultoria tributária pode salvar sua empresa de multas e prejuízos!

6 de maio de 2025

Velocidade e sofisticação: o superesportivo que redefine os limites da performance

5 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Revista CarrosRevista Carros
  • Home
  • Notícias
  • Automóveis
  • Tecnologia
  • Marcas
  • Sobre Nós
Revista Carros
Home»Marcas»Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024
Marcas

Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024

Ivash JocenBy Ivash Jocen10 de abril de 2024Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Agora que o mercado brasileiro está familiarizado com BYD e GWM, inicia-se uma segunda investida por parte das fabricantes chinesas. Cinco novas marcas já estão instalando operações por aqui: Zeekr, Neta, Omoda, Jaecoo e a sino-britânica Morris Garage, mais conhecida como MG.

Um fato interessante a ser observado é que todas estas inéditas marcas chinesas estão vindo por conta própria ao Brasil, e com forte apelo nos híbridos e elétricos. Antes, era normal que grupos brasileiros abordassem as empresas chinesas para terem os direitos da revenda, como o Grupo Gandini (com a Geely) e a Venko Motors (antiga importadora da Chery).

Para você saber quem é quem, Autoesporte revela quais são as novas marcas e os modelos confirmados para serem vendidos por aqui.

Fundada em 2019 em Shanghai, a Neta é uma submarca da Hozon Auto focada em carros elétricos. A empresa começou a se instalar no Brasil no final de 2023 com o mapeamento do mercado e o início da contratação de executivos. A operação ainda está em etapa inicial.

Mesmo sem concessionárias, a Neta registrou um carro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no ano passado. Trata-se do Neta GT, um cupê de quatro lugares que rivaliza com o Tesla Model 3 no mercado chinês. O esportivo tem baterias de 64 kWh ou 74 kWh de capacidade, entregando entre 550 km e 650 km de autonomia. Já a potência varia entre 231 cv e 462 cv, dependendo da versão.

Este é o único carro registrado no Brasil até o momento. No mercado chinês, a marca também oferece um SUV compacto (Neta Aya), um sedã médio (Neta S) e uma perua (Neta SS). Os dois primeiros são os mais cotados, considerando o perfil dos motoristas brasileiros.

A Neta iniciou sua expansão global apenas em 2022. Portanto, o Brasil será um dos primeiros países das Américas a recebê-la. Há também o plano ousado de vender 100 mil carros híbridos e elétricos em todo o mundo em 2024.

A Zeekr pertence ao Grupo Geely, que também é proprietário da Volvo e da Lynk & Co. A nova marca tem o objetivo de atacar o segmento de luxo no Brasil, acima da BYD, concorrendo diretamente com as fabricantes premium alemãs, como Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Portanto, os carros da Zeekr serão bem mais caros que os da BYD e GWM, por exemplo, ainda que preços não tenham sido divulgados. Para 2024, a marca irá importar os modelos Zeekr 001 (um crossover elétrico) e Zeekr X (um SUV médio). O objetivo é ter ao menos dois carros novos no Brasil todos os anos.

O crossover será lançado em três versões (Básica, Premium e Flagship). A configuração mais barata terá motor traseiro de 421 cv, autonomia de 600 km e rodas de 21 polegadas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,9 segundos.

Já as opções mais caras chegam ao país com dois motores de 789 cv, tração integral e rodas aro 22. Segundo a marca, o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 3,2 s. A autonomia será menor, na faixa dos 500 km. A marca ainda não revelou as especificações técnicas do Zeekr X, tampouco o pacote de equipamentos.

A nova fabricante chinesa organizou um evento em São Paulo (SP) para apresentar o 001 a um grupo de jornalistas, mas não detalhou seu plano de negócios, como cadeia de importação e pontos de venda, estratégias… Novas informações devem surgir apenas no segundo semestre.

MG
Você lembra da MG, marca de origem britânica que vendeu carros no Brasil entre 2011 e 2013? Conforme apurado por Autoesporte, a matriz chinesa iniciou estudos e pretende abrir uma filial própria ainda em 2024. A importação ainda deve demorar para começar.

A primeira passagem da MG foi apagada. A empresa era representada pelo Grupo Forest Trade e emplacou pouquíssimos carros em três anos — tanto que a maioria dos brasileiros nem se lembra que a fabricante já esteve por aqui.

Agora sem intermediário, a marca pretende aproveitar a alta de BYD e GWM para voltar ao país. Vale lembrar que a MG faz parte do Grupo SAIC, um dos maiores da China no setor automotivo, desde 2006.

Entretanto, a MG está na etapa mais embrionária entre todas as fabricantes da lista, pois apenas iniciou sondagens para avaliar um possível retorno. A empresa não foi aberta oficialmente no país, não contratou executivos e ainda não fez qualquer registro no INPI.

Omoda
A chegada da Omoda surpreendeu até uma de suas conterrâneas. Isso porque a marca pertence à Chery, que é comandada no Brasil pela Caoa desde 2017. Quando os primeiros carros surgiram em testes em 2022, todos imaginavam que a marca do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho seria a responsável pela importação. A Omoda, porém, chega de forma independente, sem relações diretas com o Grupo Caoa.

O primeiro carro à venda será o Omoda 5, SUV cupê que atualmente é o único modelo oficialmente no catálogo da marca. O modelo tem motor 1.5 turbo sem injeção direta e um sistema elétrico de 48 volts capaz de entregar 160 cv e 25,5 kgfm. Combinado ao motor elétrico, o SUV desenvolve 204 cv e 34,7 kgfm.

Autoesporte apurou que mais três carros podem ser lançados por aqui até 2025: Omoda 3 (SUV compacto), Omoda 7 (SUV médio) e Omoda 9 (SUV de sete lugares), todos com motores híbridos.

Ademais, entre todas as marcas da lista, a Omoda é a mais próxima de ter uma fábrica. Isso porque, segundo apuração de Autoesporte, a matriz chinesa estuda reativar a linha de produção da Chery em Jacareí (SP), fechada desde 2022. Isso vai depender do volume de vendas dos SUVs importados nos primeiros anos.

Junto da Omoda, o Grupo Chery também vai apostar na Jaecoo. A fabricante terá um posicionamento ainda mais premium, no patamar de marcas de luxo tradicionais como Jaguar Land Rover e BMW.

A Jaecoo é a “caçula” da lista, pois foi fundada na China apenas em 2023. Os modelos mais cotados para o nosso mercado são o J7 (SUV médio de luxo) e o J8 (SUV grande híbrido plug-in).

A expansão da rede de vendas já começou. Omoda e Jaecoo esperam encerrar 2024 com ao menos 50 concessionárias espalhadas nas principais cidades do Brasil. Depois, em 2025, novos SUVs chegarão ao nosso mercado, incluindo modelos elétricos.

Post Views: 20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Ivash Jocen
Ivash Jocen
  • Website

Melhores Postagens

O adeus que ninguém sentiria: quando uma marca de carro some e ninguém nota

5 de maio de 2025

Como as Marcas de Carro Foram Impactadas pelas Tarifas de Trump? Entenda os Desafios do Setor Automotivo

11 de abril de 2025

O Crescimento Exponencial das Vendas de Carros no Brasil em 2025: Marcas em Destaque e Expectativas para o Setor Automotivo

28 de março de 2025

As Marcas de Carros Mais Vendidas em Fevereiro de 2025: Um Olhar sobre as Preferências dos Consumidores

14 de março de 2025

5 vezes que a Chevrolet vendeu carros de outras marcas no Brasil

26 de fevereiro de 2025

Toyota é a marca que mais vende carros no mundo pelo 5° ano seguido

3 de fevereiro de 2025
Leave A Reply Cancel Reply

Veja Também

Os bastidores de uma gestão financeira inovadora e multissetorial no Brasil

16 de maio de 2025

O diálogo entre cinema, fotografia e pintura em espaços expositivos

12 de maio de 2025

Descubra como a consultoria tributária pode salvar sua empresa de multas e prejuízos!

6 de maio de 2025

Velocidade e sofisticação: o superesportivo que redefine os limites da performance

5 de maio de 2025

Os bastidores de uma gestão financeira inovadora e multissetorial no Brasil

16 de maio de 2025

O diálogo entre cinema, fotografia e pintura em espaços expositivos

12 de maio de 2025

Revistacarros é o seu novo destino para se manter informado sobre tudo o que acontece no mundo automotivo. Nossas notícias abrangem desde os lançamentos de novos modelos até as últimas tecnologias e tendências do setor. Conteúdo de qualidade, atualizado em tempo real.

  • Home
  • Notícias
  • Automóveis
  • Tecnologia
  • Marcas
  • Sobre Nós
Revista Carros- [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.