O mercado brasileiro de veículos está em plena transformação, sobretudo com o aumento nas vendas de carros elétricos e híbridos neste início de ano. Marcas tradicionais que ficaram para trás na eletrificação começam a perder espaço, com exceção da Fiat, que lidera com folga os emplacamentos turbinada por vendas diretas e um alto volume de picapes. Tal como apontamos no Jornal do Carro, a Strada já não é mais a líder e foi superada pelo VW Polo.
Mesmo assim, a marca italiana do grupo Stellantis continua soberana no País, com um total acumulado de 101.511 emplacamentos no primeiro trimestre de 2024. Com este resultado, a Fiat mantém boa margem para a Volkswagen, que fechou os três primeiros meses do ano na 2ª colocação, com um total de 76.826 veículos. Destes, o VW Polo, líder absoluto dos hatches, tem 27.263 unidades, ou seja, responde por quase 35,5% das vendas da marca.
Na 3ª colocação aparece a General Motors, que perdeu espaço com a queda nas vendas do Chevrolet Onix. Assim, a GM somou 56.901 unidades no trimestre e já vê a Toyota se aproximar pelo retrovisor. Dessa forma, a japonesa é a 4ª colocada neste início de ano, com 41.970 modelos 0-km entregues no período, grande parte deles híbridos, com a dupla Corolla sedã e Corolla Cross. Além disso, a marca tem a Hilux liderando as picapes médias.
Após assumir a importação de veículos do grupo Caoa, a Hyundai é a 5ª colocada e tende a se aproximar de GM e Toyota nos próximos meses. Afinal, a sul-coreana emplacou 37.195 carros, com destaque para o Creta, que é o SUV mais vendido de 2024 no primeiro trimestre. Mas o destaque no período fica com a BYD, que está bem próxima de Honda e Nissan, mesmo (ainda) sem produzir veículos no País.
A montadora chinesa já acumula 14.935 emplacamentos de janeiro a março, sob o embalo das vendas crescentes de elétricos e híbridos. Somente em março, foram 6.213 emplacamentos, com destaque para o Dolphin Mini, novo carro de entrada da marca, que somou 2.469 unidades e já é o veículo a bateria com maior saída no Brasil. Além dele, o Dolphin teve mais 1.707 entregas no período, enquanto o SUV híbrido plug-in Song Plus teve 1.450 emplacamentos só em março.
Na parte de baixo no ranking, algumas marcas também começam o ano de forma surpreendente. A Caoa Chery, por exemplo, aparece logo atrás da BYD, na 11ª colocação, com 11.628 unidades, desempenho que teve um reforço e tanto com o recente lançamento do Tiggo 7 Sport. Já a RAM, marca de picapes da Stellantis, vai bem desde a chegada da Rampage, que é feita em Pernambuco. Só em março, a irmã chique da Fiat Toro somou 2.133 unidades.
Ranking das marcas de carros em 2024
Fiat – 101.511 unidades (21%)
Volkswagen – 76.826 unidades (15,9%)
General Motors – 56.911 unidades (11,77%)
Toyota – 41.970 unidades (8,68%)
Hyundai – 37.195 unidades (7,7%)
Renault – 26.735 unidades (5,53%)
Jeep – 25.653 unidades (5,31%)
Nissan – 19.561 unidades (4,05%)
Honda – 17.011 unidades (3,52%)
BYD – 14.935 unidades (3,09%)
Caoa Chery – 11.628 unidades (2,41%)
Ford – 8.217 unidades (1,7%)
RAM – 7.426 unidades (1,54%)
Citroën – 6.808 unidades (1,41%)
Peugeot – 5.791 unidades (1,20%)
GWM – 5.736 unidades (1,19%)
Mitsubishi Motors – 4.735 unidades (0,98%)
BMW – 3.197 unidades (0,66%)
Volvo Cars – 1.606 unidades (0,33%)
Mercedes-Benz – 1.585 unidades (0,33%)