Conforme Renzo Ferreira Telles Júnior, a moda é uma forma de expressão que reflete as influências sócio econômicas e culturais de uma determinada época. À vista disso, as décadas que foram mais marcadas por essa influência são 1920, 1950 e 1980, fundando estilos que seriam lembrados por gerações. Você já sabe como cada uma dessas épocas foi influenciada pelos fatores históricos de seus respectivos períodos? Então prossiga com a leitura!
Como o ano de 1920 estabeleceu seu estilo?
A década de 1920 foi marcada por diversos acontecimentos históricos, que não deixaram de influenciar o modo como as pessoas se vestiam. Conhecida como a Era do Jazz, foi nessa época que as mulheres começaram a adotar roupas mais confortáveis, como o vestido flapper caracterizado por sua silhueta reta e sem cintura, o que reforçou ainda mais a liberdade desse grupo minoritário.
Esse era mais do que um simples estilo de moda, refletindo a mudança de atitude da sociedade, especialmente para com as mulheres. Conforme explica Renzo Ferreira Telles Júnior, após a Primeira Guerra Mundial houve um movimento para maior independência e autonomia feminina, e os anos de 1920 acompanharam essas mudanças, promovendo a celebração de uma nova era de expressão individual.
Por que a era de 1950 é glamourosa?
Como evidencia Renzo Ferreira Telles Júnior, com o surgimento da cultura do consumo, influenciada pelo pós-guerra, a década de 1950 adotou uma estética mais sofisticada e feminina. Assim, esse período ficou marcado por vestimentas com silhuetas mais acentuadas, como a cintura de vespa e saias volumosas, projetadas por designers como Christian Dior.
Desse modo, os anos de 1950 ficaram marcados pelo sua sofisticação, sendo influenciado fortemente pela ascensão da cultura pop e do cinema. As grandes telonas trouxeram uma valorização das inovações da moda feminina, com vestimentas utilizadas por estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.
Saiba qual foi a década de maior exagero na moda
Em contraste às décadas mencionadas anteriormente, os anos de 1980 ficaram conhecidos como o período de exagero e experimentação da moda. Sua caracterização se deu pela adoção de um estilo mais audacioso, com o surgimento de ombreiras, calças de couro e estampas neon. Além disso, a moda da época foi influenciada por artistas da cultura pop como o Michael Jackson e a Madonna.
Esse período também refletiu o consumismo e o otimismo dos anos 1980. Logo, conforme apresenta Renzo Ferreira Telles Júnior, o exagero no design, com roupas volumosas e cores brilhantes, simbolizava uma era de prosperidade econômica e a busca por afirmação pessoal e liberdade, promovendo a diversidade de estilos desde o punk até o glam.
Em resumo, como destaca Renzo Ferreira Telles Júnior, é possível observar que essas épocas trouxeram contribuições únicas para a estrutura da sociedade atual. Com elas pode-se criar uma maior diversidade de expressão, possibilitando que os indivíduos se reforçassem em suas identidades. Esses períodos também contribuíram para a liberdade das mulheres, favorecendo o crescimento das lutas femininas.