Por mais que exista a pressão pela descarbonização e o fim do uso de combustíveis fósseis, algumas categorias, como picapes médias e grandes, ainda são dependentes do diesel. A Toyota afirmou que motores deste tipo não vão morrer tão cedo, e adicioná-los a conjuntos híbridos pode ser a solução do futuro.
Sendo assim, a Toyota voltou atrás na decisão de parar completamente de desenvolver novos motores diesel, anunciada dez anos atrás. A marca japonesa trabalha em uma nova família de propulsores a combustão, sendo alguns deles ainda movidos a diesel.
No ano passado, a Toyota apresentou a Hilux diesel com sistema híbrido leve de 48 volts no mercado europeu. A picape tem um pequeno propulsor elétrico que substitui alternador e motor de partida, ajudando na economia de combustível e reduzindo emissões.
O conjunto se alia ao motor 2.8 turbodiesel já usado pela picape no mercado brasileiro. Ele rende 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Este mesmo conjunto híbrido leve estará na Toyota Hilux vendida no Brasil em 2025. Mas a marca deve ir além, avançando no desenvolvimento de propulsores diesel mais sofisticados e econômicos para o futuro.
Carros diesel são responsáveis por grande parte do volume global de emplacamentos da fabricante. Modelos como Hilux, SW4, Tacoma, Land Cruiser, Tundra, Sequoia e 4Runner ajudaram a Toyota a vender mais de 11,2 milhões de carros em 2023.
Com um volume de vendas tão grande em mercados que ainda exigem carros diesel, a Toyota não vai seguir o mesmo caminho de tantas outras fabricantes europeias, que vão abandonar estes motores completamente nos próximos anos.
A Porsche parou de produzir motores diesel em 2018, enquanto a Volvo produziu o último carro deste tipo, um XC90, semanas atrás. Outras marcas, como Land Rover e Mercedes-Benz, vão continuar a fabricar carros diesel enquanto existir demanda.
Paralelamente aos utilitários diesel, a Toyota continuará focando no desenvolvimento de carros híbridos. Para o Brasil, há a expectativa de que a marca tenha um novo conjunto híbrido plug-in flex nos próximos anos.